quarta-feira, 7 de setembro de 2016

sobre nuvens

Tenho na sala um pequeno vaso com um trevo-de-quatro-folhas. Precisa de muita água, rego diariamente. Ao contrário de mim, o trevo se deprime com dias nublados: as folhas ficam finas, translúcidas e não crescem. Já nos dias de sol, quentes e secos, as folhas ficam fortes, as hastes firmes e a cor vibrante. 
Não sei o que fazer com minha sorte a contrário. 
Será preciso alegrar-me nos dias de sol e entristecer nos dias nublados? Por mais que tente ficar indiferente ao clima (é preciso produzir todos os dias), não consigo me desfazer da memória afetiva de criança: naquela época, no sítio, dias nublados e chuvosos eram dias de pausa, não só do trabalho mas da vida. Ainda não consigo gostar de qualquer coisa que me tire deste recolhimento.

Nenhum comentário: